Cuidados Nutricionais no Futebol - Glaucia Botari


Cuidados Nutricionais no Futebol

 Para que um atleta possa atingir seus melhores resultados, uma dieta balanceada conforme os hábitos alimentares de cada jogador têm um papel super importante e se transforma em um grande aliado, principalmente quando se ingere nutrientes que proporcionam força, resistência e velocidade que ele necessita para completar treinos, partidas e até mesmo em sua recuperação muscular.

Vale ressaltar que para o jogador entre no campo bem preparado é muito importante o trabalho em equipe, da nutricionista responsável pelo time junto com o físiologista e o preparador físico para elaboração de um plano alimentar que supre as necessidades dos jogadores, sempre levando em conta a duração, intensidade dos treinos e exercícios que ele pratica, suplementos devem ser decididos considerando o perfil de cada jogador.
Em primeiro lugar a prática de uma atividade física intensa sem danos e fadiga muscular é imprescindível que o músculo esteja com sua capacidade máxima de energia, para tal, o jogador deve ter um cardápio rico em alimentos fonte de energia como pães, massas, arroz, batata, batata doce, mandioca e abóbora.

O atleta também deve ofertar de alimentos fontes de proteínas, para que o tecido muscular seja mantido, alimentos como: leite, iogurte, ovos, carnes e queijo.

Para completar o plano alimentar, as frutas são essenciais no cardápio de qualquer individuo e principalmente dessa categoria de atletas, são bem vindas por terem função antioxidante (têm vitaminas A, C e E, que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais à saúde), são ricas em sais minerais e ajudam na hidratação. Frutas que podem rechear a fruteira do atleta são elas: melancia, abacate, banana, laranja, uva, e se incluindo algum cereal como: aveia, granola, chia e linhaça ou até mesmo mel, será um ótimo lanche pré-treino.

O único cuidado que o atleta teve possuir é o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada prejudicando a capacidade de resistência e o bom funcionamento do fígado como: margarina, bacon, banha de porco, manteiga e doces cremosos, o recomendando, porem o consumo deve ser moderado, é a gordura insaturada ou poliinsaturada encontrada em alimentos como óleo de canola, girassol e gergelim ou em peixes, frutos do mar, grãos e soja.

E por ultimo e não menos importante para que o rendimento do jogador seja total, é necessário que ele se hidrate antes, durante e depois da partida, assim, evitará fadiga muscular e desidratação.

São dicas para ajudar no desempenho de seu atleta, bom jogo pessoal!
Glaucia Botari é Nutricionista, Graduada pela Universidade Paulista, pós-graduanda em Nutrição Clínica e Ambulatorial pelo Centro Universitário Lusíadas. Nutricionista Responsável Técnica Bom Prato 2 e Personal Diet, www.glauciabotari.blogspot.com.br


.             

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Deixe seu Comentário.

Scroll to top